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Grupos e núcleos de Pesquisa

Atualmente, O PETRAN conta com três grupos de pesquisa: GTTEMA, LMP e LRI, nos quais se desenvolve a maioria dos projetos de pesquisa e extensão com atuação dos pesquisadores  e de bolsistas de graduação e pós-graduação, para saber mais sobre cada um, clique sobre eles. Além disso, o GTTEMA é composto por 4 núcleos de pesquisa: TRAMA, OPATP, PAMUS e PRUMOS.

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O Grupo de Pesquisa em Transporte, Trânsito e Meio Ambiente (GTTEMA) foi criado há quase 30 anos no DET/UFC como um laboratório de sistemas computacionais para P&D nas linhas de pesquisa da área de concentração em Planejamento e Operação de Sistemas de Transportes do PETRAN/UFC. O GTTEMA possui atualmente infraestrutura física instalada numa área de 120m2 no DET e equipamentos em operação que somam mais de R$ 200.000,00. O GTTEMA abriga os seguintes núcleos de pesquisa:  PAMUS (Planejamento da Acessibilidade e Mobilidade na Urbe Sustentável); OPA-TP (Operação, Planejamento e Avaliação do Transporte Público); TRAMA (Transportes e Meio Ambiente); e PRUMOS (Núcleo de Pesquisa Rodoviário e Urbano em Mobilidade Segura). Cada um desses núcleos desenvolve projetos de pesquisa, ensino e extensão com interdisciplinaridade nas linhas de pesquisa do PETRAN/UFC, sendo coordenado por um professor doutor bolsista de produtividade do CNPq e composto por alunos de doutorado, mestrado e iniciação científica, financiados com recursos e bolsas da CAPES, FUNCAP e CNPq. 

O TRAMA foi criado em ?????,  é o Núcleo de Transportes e Meio Ambiente, do GTTEMA, está sob coordenação do Prof. Bruno Bertoncini. Seus pesquisadores desenvolveram um equipamento de baixo custo para monitorar a qualidade do ar na capital cearense. O equipamento foi batizado de MoQa, inclusive houve depósito de pedido de registro de patente, e já foi instalado em vários bairros da cidade de Fortaleza, apoiando as autoridades na tomada de decisões que possam garantir mais saúde e qualidade de vida para a população. Um dos desdobramentos foi a celebração de um acordo de cooperação técnica, junto com a Prefeitura de Fortaleza, que possibilitou a implantação de uma rede piloto de monitoramento da qualidade do ar. Ao todo, no ano de 2024 foram instalados 30 pontos para o monitoramento.

Em 2018, com a criação do núcleo do OPATP sob a coordenação do Prof. Francisco Moraes, o GTTEMA intensificou sua atuação na proposição e avaliação de políticas e intervenções voltadas para o sistema de transporte público, visando mitigar os problemas de mobilidade e acessibilidade enfrentados pela população de baixa renda em grandes centros urbanos do Brasil. Nesse contexto, os pesquisadores do OPATP têm desenvolvido novas ferramentas de modelagem e análise de redes de transporte público, utilizando técnicas de tratamento e análise de grandes volumes de dados (Big Data do Transporte Público) provenientes dos subsistemas de bilhetagem eletrônica, localização automática de veículos da frota de ônibus, e dos arquivos da programação operacional do Sistema Integrado de Transportes de Fortaleza (SITFOR). Esses esforços têm contribuído para a formação de pesquisadores do PETRAN, a consolidação de parcerias como as com o IPEA e a Universidade de Lisboa, além da construção de uma base de conhecimento que apoia os tomadores de decisão em intervenções no sistema de transporte público.

O PAMUS é o Núcleo de Modelagem Integrada dos Transportes e Uso do Solo no Planejamento Urbano e Regional, do GTTEMA. A partir de 2010, com a criação do núcleo PAMUS coordenado pelo Prof. Felipe Loureiro, o GTTEMA consolidou parcerias por meio de redes cooperativas de pesquisa com instituições nacionais (USP, IPEA, CEFET-MG, UFT, UFPE, COPPE/UFRJ) e estrangeiras (Univ. Lisboa, MIT, TU Delft, Univ. Borgougne), que já proporcionaram estágios de pós-doutoramento e doutorado-sanduíche, intercâmbio de professores visitantes, realização de cursos internacionais e desenvolvimento de estudos e projetos voltados para a modelagem integrada dos sistemas de transportes, uso do solo e atividades, como ferramental matemático, estatístico e computacional de análises de caracterização,  diagnóstico e avaliação de políticas públicas com foco na problemática das desigualdades socioespaciais na acessibilidade e seus decorrentes padrões de mobilidade motorizada e externalidades socioambientais nas metrópoles brasileiras.

O PRUMOS é o Núcleo de Pesquisa Rodoviário e Urbano em Mobilidade Segura, do GTTEMA. 

foi gradualmente concebido e organizado desde 2009, tendo como elemento central a modelagem do desempenho da segurança viária, sob a Coordenação do Prof. Flávio Cunto. Em 2014, o núcleo consolida sua internacionalização através de parcerias internacionais com as Universidades de Deflt (Holanda), Universidade do Minho, Universidade do Porto, University of Central Florida (EUA) e Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health (JHBSPH). Dentre os principais interesses de pesquisa do núcleo encontram-se: a modelagem microscópica e estatística do desempenho da segurança viária, estudos de inferência causal aplicados à segurança viária, usuários vulneráveis e a compreensão de fatores comportamentais nos fatores de risco de sinistro viários. Cooperação técnico-científica internacional entre a Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health (JHSPH) e o PETRAN/UFC. Em 2015, a Universidade Federal do Ceará firmou parceria com a Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health do tipo projeto de pesquisa, sob Coordenação do Prof. Flávio Cunto (GTTEMA/UFC), participação do Prof. Manoel Mendonça (GTTEMA/UFC) e envolvimento de um aluno de doutoramento, dois alunos de mestrado e oito alunos de iniciação científica. O projeto tem contribuído na avaliação de iniciativas de esforço legal com foco na utilização de cinto de segurança, cadeiras de segurança para crianças, capacete, direção sob influência de bebidas alcoólicas e gestão da velocidade no desempenho de segurança viária em áreas urbanas (inicialmente com foco em Fortaleza). A parceria foi renovada e ampliada em outubro de 2020 e incluindo as áreas urbanas de Recife e Salvador. O projeto, ainda vigente, vem contribuindo na formação de recursos humanos em nível de mestrado e doutorado, formação de pessoal técnico dos órgãos gestores de segurança viária, e em avanços nas políticas públicas de segurança viária em Fortaleza, Recife e Salvador.




O Grupo de Pesquisa do Laboratório de Mecânica dos Pavimentos do Departamento de Engenharia de Transportes (DET) da UFC tem procurado responder às demandas do poder público e entidades comunitárias e empresariais no que tange ao estudo e resolução da problemática regional do setor de pavimentação. O objetivo do Grupo é fornecer uma base sólida de conhecimento na análise estrutural dos pavimentos e na caracterização e desenvolvimento de materiais de pavimentação. Visando se consolidar como o principal núcleo de pesquisa e formação de recursos humanos em tecnologia de pavimentos e materiais asfálticos nas regiões Norte e Nordeste, o Grupo vem desenvolvendo importantes parcerias com os órgãos rodoviários (federal, estadual e municipal), com outros grupos de pesquisa nacionais e internacionais, e empresas ligadas à cadeia produtiva da pavimentação asfáltica. O LMP/UFC lidera hoje a REDE ASFALTO N/NE que é composta de 10 universidades em 9 estados do N/NE. A referida REDE vem atuando conjuntamente com o Centro de Excelência em Asfalto (CEASF) da PETROBRAS em diversas ações e projetos de pesquisa, principalmente no âmbito do CTPETRO, na área de pavimentação asfáltica.. Para Obter maiores detalhes CLIQUE AQUI!



 

O Grupo de Logística e Redes de Infraestruturas (LRI) da Universidade Federal do Ceará (UFC) está cadastrado no Diretório Lattes de pesquisa do CNPq, certificado pela UFC, tendo como origem o Núcleo de Pesquisa em Logística, Transportes e Desenvolvimento (NUPELTD/UFC) em 1997. A partir de 2000 o NUPELTD contribuiu para a formação de Mestres junto ao Programa de Mestrado em Engenharia de Transportes (PETRAN/UFC) com várias publicações de Dissertações e trabalhos científicos. Em 2002, pesquisadores deste grupo começaram a fazer parte da Rede Norte-Nordeste de Gás Natural (RECOGÁS) desenvolvendo projeto na área de Gás Natural. A criação do Mestrado em Gestão Logística (GES-LOG/UFC), em 2004 e a sua aprovação pela CAPES em 2006, contribuiu para a formação do Grupo de Pesquisa LRI/UFC originário do NUPELTD/UFC.  CLIQUE AQUI!

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PETRAN - Graduate Program in Transport Engineering is linked to the Department of Transport Engineering - DET, of the Federal University of Ceará - UFC, being one of the 10 departments that make up its Technology Center - CT. The CT / UFC. PETRAN's masters and doctoral classes are formed, preferably, by full-time students, divided into the areas of concentration of Transport Infrastructure and Planning and Operation of Transport Systems. The academic background of the candidates is not restricted to the field of Engineering, being able to participate in the selection of professionals graduated in related areas such as Economics, Administration, Architecture and Urbanism, Geography, among others. Over the past few years, PETRAN has consolidated itself as an important regional center for teaching and research, with its students and teachers reaching prominence in the national transport community. Most of the activities of these professionals are concentrated in the Pavement Mechanics Laboratory - LMP, in the Transport, Traffic and Environment Research Group - GTTEMA and in the Logistics and Infrastructure Networks Group. To learn more, click here!

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"Ser poeta é muito bom porque eu não tenho nenhuma obrigação de veracidade. Eu posso mentir à vontade, cientista é que não pode." Ariano Suassuna

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